Contatos

POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO PARA DESENVOLVER SEU PROJETO?

Muitas pessoas ficam receosas em contratar um profissional especializado para desenvolver os seus projetos. Infelizmente, a ideia de que o dinheiro gasto com um bom arquiteto ou designer de ambientes poderia ser empregado em outros pontos da obra ainda é muito presente para grande parte dos clientes.

Porém, você sabia que contratar um profissional é mais barato do que você imagina?

Vamos imaginar a obra de uma residência de médio padrão a ser construída em Belo Horizonte. A Tabela do CUB (Custo Unitário Básico) da construção em Minas Gerais no mês de outubro/2018 trouxe um valor de R$1.704,93 por metro quadrado para esse tipo de edificação. O CUB mede o valor por metro quadrado de uma obra, baseado na média de valores de todos os seus insumos e custos de mão-de-obra levantados no estado. Você pode consultar a tabela do CUB de cada mês no site do Sinduscon-MG (www.sinduscon-mg.org.br/cub/tabela-do-cub).

Digamos que essa residência tenha 120m² (três quartos com uma suíte, sala cozinha, área de serviço, varanda e banheiro social). De acordo com o valor do CUB citado, o custo estimado para sua construção seria de R$204.591,60, podendo variar para mais ou para menos.

Considerando a média de valores do mercado de Belo Horizonte, o projeto arquitetônico desse tipo de edificação teria seu valor entre 5% e 10% do valor total da obra, ou seja, algo entre 10 mil e 20 mil reais, aproximadamente, considerando um imóvel sem energia solar. O que pouca gente sabe, no entanto, é que a contratação de profissionais capacitados para planejar, projetar e acompanhar sua obra pode resultar em uma economia da ordem de 30% dos valores investidos, isso é muito importante para o controle financeiro de um condomínio!

Mas como isso é possível?

Muito simples! Com planejamento e controle dos processos! Veja as principais vantagens de se construir com um projeto em mãos:

  1. Você sabe exatamente como vai ser o resultado final

Hoje em dia a apresentação de projetos arquitetônicos ou de design de interiores é quase sempre feita a partir de perspectivas 3D foto-realistas, que conseguem emular com perfeição todos os detalhes, texturas, efeitos de iluminação e características dos materiais de construção. Você vê o seu projeto como se fosse uma fotografia da obra finalizada!

Essa tecnologia facilita a compreensão do projeto pelo cliente, que pode opinar com segurança sobre o que ele gostou ou não na proposta do profissional e, dessa forma, solicitar mudanças ainda com o projeto no papel! Isso reduz as chances de o cliente ficar insatisfeito com o resultado final e evita mudanças de última hora, normalmente durante a construção, o que resulta em perdas financeiras e atrasos na entrega da obra.

  1. Você usa os materiais certos, nos lugares certos!

Sabe aquele material que parecida lindo na loja, mas que depois de instalado não ficou assim tão legal? Isso acontece porque o aspecto final dos revestimentos depende muito do contexto no qual eles estão instalados: a iluminação, os mobiliários, a paleta de cores, os outros materiais que estão instalados próximos a eles…! O arquiteto ou o designer de interiores têm a visão necessária para enxergar todas as possíveis combinações e garantir que o resultado final se mantenha dentro da proposta original do projeto!

Além disso, um projeto arquitetônico completo trará toda a especificação de materiais e detalhamento construtivo, que permitirá um orçamento prévio dos elementos construtivos e a adoção de soluções de menor custo para o cliente. A especificação correta dos materiais, levando em conta seu desempenho e adequação para cada tipo de uso, evita a compra de insumos incorretos ou que precisarão ser substituídos com pouco tempo de uso.

  1. Você resolve os problemas da obra… antes de eles acontecerem!

Assim como o melhor advogado por exemplo, um profissional sério da área de arquitetura vai te entregar um PROJETO EXECUTIVO para ser seguido durante as obras. O Projeto Executivo consiste na documentação técnica da sua obra, contendo todas as informações necessárias para a execução: especificações, detalhes construtivos, soluções, entre outras. Nesse projeto já são solucionadas a maior parte das interfaces entre os materiais e sistemas construtivos, de forma que pouca coisa resta para ser decidida na obra. Isso gera economia de tempo e minimiza os retrabalhos, economizando materiais e o custo dos profissionais envolvidos.

  1. Você conta com o apoio de um especialista sempre que necessário

Após a entrega do projeto executivo você ainda conta com o acompanhamento do arquiteto ou do designer para orientar as equipes e resolver quaisquer problemas que não tenham sido previstos em projeto, seja com a estrutura metálica ou qualquer outro problema. Esse acompanhamento é de grande importância, pois além de esclarecer suas dúvidas e lhe passar segurança, o profissional fiscalizará os trabalhos realizados pela equipe de execução, garantindo o melhor resultado final para sua construção!

A tríade PROJETO – PLANEJAMENTO – ACOMPANHAMENTO é imbatível e é o segredo para você ter uma obra tranquila e econômica, além de um produto final de acordo com suas expectativas e necessidades!

Está pensando em construir e não sabe por onde começar? Entre em contato conosco e faça uma consulta sem custo! Temos a melhor solução para seu projeto, totalmente personalizado e de forma prática e econômica!

Tom Black
Mímesis Arquitetura

Escritório de arquitetura em BH | Reforma e construção - Projetos personalizados de arquitetura, decoração e design.

10 soluções simples para decorar seu apartamento alugado
14 / 01 / 2019