Cinco cuidados antes de iniciar sua obra de reforma
Planejamento é a palavra-chave para uma obra de sucesso na hora de reformar seu imóvel!
Nesse artigo nós reunimos cinco cuidados para sua reforma, de forma a minimizar os imprevistos e, na medida do possível, ter uma obra tranquila!
Se você possui um imóvel, seja ele comercial ou residencial, é bastante provável que exista alguma “coisinha” pra ser consertada ou alterada para que o espaço fique do seu jeito, pronto para atender à sua demanda.
A pandemia da COVID-19 trouxe a demanda pelo isolamento social, que nos levou a passar mais tempo em casa. Isso contribuiu para nós começarmos a enxergar problemas que antes eram invisíveis, simplesmente pelo fato de ficarmos a maior parte do dia na rua.
O problema é que, para resolver esses problemas, muitas vezes precisamos nos deparar com a temida reforma! É fato: A maior parte das pessoas treme só de pensar nessa possibilidade. Mas calma! Reforma não precisa ser sinônimo de dor de cabeça!
1. SAIBA EXATAMENTE O QUE VOCÊ QUER FAZER
Elaborar uma “lista de tarefas” da reforma é o primeiro passo para organizar sua obra.
Como em qualquer obra, é importante que haja um planejamento prévio, antes mesmo da contratação dos profissionais que executarão os serviços, como verificar a melhor estrutura ao instalar toldos e coberturas, por exemplo.
Liste os ambientes em que você deseja intervir e o que pretende fazer em cada um deles. Tenha em mente o resultado esperado, sem perder de vista o orçamento disponível para as obras! Nesse momento, uma planilha do Excel, ou mesmo um caderno de anotações são excelentes ferramentas para organizar suas ideias.
2. ESTABELEÇA PRIORIDADES
Na hora de tomar decisões, é preciso analisar os elementos mais importantes da reforma e priorizá-los, para evitar problemas futuros.
Não tem jeito: depois que a obra começa, fatalmente irão surgir demandas e ideias que não foram consideradas anteriormente. Essas novas ideias podem mudar drasticamente o escopo da sua reforma, introduzindo novos serviços, materiais e tarefas ao planejamento original.
Nesse momento, é importante manter a calma e analisar racionalmente a situação. Dessa forma, você evita que se executem intervenções de menor importância em detrimento de outras, mais prioritárias. Por exemplo: deixar de substituir o encanamento de ferro fundido - muitas vezes já enferrujado - do seu banheiro para, em vez disso, instalar um revestimento mais caro, pode não ser uma boa ideia.
As prioridades da sua obra devem sempre ser as tarefas que corrijam defeitos e aumentem a vida útil de cada ambiente, especialmente no que se referir a itens estruturais ou de instalações elétricas e hidráulicas!
3. CHEQUE AS REFERÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS QUE IRÁ CONTRATAR
Checar os trabalhos e clientes anteriores do seu prestador de serviços é uma forma de evitar muita dor de cabeça na hora da obra!
Parece óbvio, mas muitas pessoas deixam-se levar apenas pelo preço. Como resultado, muitas vezes, acabam comprando gato por lebre na hora de contratar sua mão-de-obra.
Na hora de escolher o seu pedreiro, empreiteiro ou construtora, peça referências de clientes atendidos. Entre em contato com essas pessoas e pergunte como foi a experiência com o profissional, desde a contratação até a entrega da obra. Além disso, se possível, peça pra conhecer a obra finalizada e veja se o acabamento está de acordo com suas expectativas.
Não acredite em fotos enviadas por e-mail ou WhatsApp! Muitas vezes elas mascaram falhas de construção e acabamento! O ideal é conhecer as obras pessoalmente.
No caso de contratar uma construtora, é possível checar pelo Google se há processos abertos contra a empresa ou seus responsáveis. Isso pode ser um indicativo de problemas com clientes anteriores.
4. OBSERVE SE A ÉPOCA DO ANO É FAVORÁVEL À EXECUÇÃO DA SUA OBRA
A chuva pode ser uma grande inimiga das obras com atividades ao ar livre. É preciso se programar para evitar esse período do ano, se for o seu caso!
Determinados serviços podem ser prejudicados em seu prazo de execução, ou na qualidade do resultado final, em função de fatores externos tais como chuva, sol, entre outros.
Se sua obra envolverá muitas atividades ao ar livre, por exemplo, o ideal é se programar para que ela aconteça fora do período chuvoso. Do contrário, é bem possível que o cronograma seja prejudicado em função da perda de produtividade das equipes.
5. UMA BOA OBRA COMEÇA POR UM BOM PROJETO!
Comece sua obra com tudo em cima! Contrate um bom arquiteto!
A elaboração do projeto é o pontapé inicial de qualquer obra de qualidade! Isso porque o projeto permite que você planeje suas intervenções com muito mais precisão e eficiência. Além disso, você é capaz de enxergar o resultado final antes mesmo de assentar o primeiro tijolo. Dessa forma, quaisquer alterações que venham a ser feitas serão mais simples e, principalmente, mais baratas!
Pensar na decoração como cortinas, persianas e pisos é muito importante no começo para se ter uma idéia de como irá ficar.
Na hora de contratar o projeto arquitetônico para sua obra, opte por profissionais que tenham experiência comprovada com o serviço a ser feito. Por exemplo, se a sua obra precisar de aprovação junto à prefeitura do seu município, contrate um profissional com experiência nessa área. Essa decisão irá tornar o processo mais rápido e evitar muitos contratempos!
Gostou destas dicas? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe esse post com seus amigos!